Entrevista
Rafael Dumas fala do retorno ao Brasil: “Optei em voltar para cá por conhecer o clube”
Zagueiro admite que recebeu outras propostas, mas escolheu atuar pelo Xavante no começo da temporada 2024
Foto: Italo Santos - Especial - DP - Jogador fez até o momento 53 partidas pelo Rubro-Negro, com 22 delas sem sofrer gol. Ele é o único remanescente do grupo de 2023
Único remanescente do elenco deste ano para a temporada 2024, Rafael Dumas se transformou em um dos nomes mais experientes do plantel xavante mesmo com apenas 28 anos. O zagueiro estava no futebol japonês, mas acabou não tendo o nome inscrito a tempo do fechamento da janela do país asiático. Para não ficar sem jogar neste tempo, Dumas decidiu voltar ao Brasil.
Ao Diário Popular ele admitiu que tinha outras propostas, mas explicou o que pesou na decisão de voltar ao Bento Freitas meses depois. “Optei em voltar para cá por conhecer o clube, conhecer a torcida, conhecer a competição”, resumiu o zagueiro em entrevista exclusiva. Dumas contou que manteve contato diário com o gerente de futebol, Luis Fernando Hannecker, e quando surgiu a chance de voltar, houve o interesse de ambos os lados.
O zagueiro faz parte da lista de atletas que chegaram a um acordo com a direção anterior do Brasil para o parcelamento de salários pendentes deste ano. Dumas confirmou que toda a dívida dele foi quitada para acertar o retorno.
Papel de líder
Se Dumas foi o capitão da temporada deste ano, em 2024 o papel de líder do elenco será ainda mais importante. Além de conhecer bem o clube, o dia a dia, a torcida e os bastidores, o zagueiro é um dos mais velhos.
Mesmo com uma personalidade mais tímida, ele afirma que sempre que pode passa conselhos para os novos colegas de time. “Um ou outro mais próximos, se senta junto no vestiário, converso. Às vezes no treino a gente conversa. Tento passar um pouco de como é o Brasil. Como é jogar aqui. A reação da torcida que a gente não tem controle. Creio que com o tempo eles vão pegar, mas tem que ser o mais rápido possível”, disse.
Dumas ainda não jogou com ninguém do atual time, apenas contra, como Tinga, Vini Charopem e JP Bardales.
Expectativa para 2024
O contrato de Dumas é apenas para o Campeonato Gaúcho. Após o Estadual a janela japonesa deve abrir e a tendência é de que o zagueiro retorne ao Japão. Enquanto segue na Baixada, o jogador diz que a expectativa para o Gauchão é “a melhor possível” e repete o discurso de Rogério Zimmermann sobre a importância de conquistar acessos em competições nacionais para o Brasil crescer. “É o que muda o clube, um acesso nacional”, completou.
Ao total, Rafael Dumas defendeu o Brasil em 53 ocasiões, e em 22 delas o time não sofreu gols. O Rubro-Negro tem outros quatro nomes para a posição no grupo em preparação para o Estadual: Bruno Reis, Zé Pedro, Adriel e Jeder.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário